Edificado Civil

Já conhecido desde o século XII o Barreiro foi elevado a vila por foral de D. Manuel em 16 de Janeiro de 1521, separava-se assim do termo da Vila de Alhos Vedros á qual pertencia. A localidade teve o seu núcleo inicial no Bairro de S. Francisco ou Alto do Hospital, desde a Praça de Stª. Cruz até ao Pátio dos Bichos. Ao longo dos tempos este núcleo inicial expandiu-se, primeiro ao longo da frente ribeirinha em direcção a Oeste, onde a fechar o conjunto seria erigida a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Todo esse conjunto edificado constitui hoje património para o Barreiro ainda que não se apresente na sua forma original, devido aos efeitos do terramoto de 1755, deu lugar a um Barreiro Pombalino.
Este Barreiro demorará a expandir-se e assim não será de estranhar que a maioria dos exemplares que constituem o Património Edificado Civil, se encontrem nas zonas limítrofes do núcleo antigo ou no eixo viário principal de acesso á vila que veio a ser a Rua Miguel Bombarda.
Em termos urbanísticos, só com a afluência de gentes para alimentar indústrias florescentes, o Barreiro deu o salto na primeira metade do século XX. A expansão obrigou a que a vila enquadrada entre frentes ribeirinhas, a fábrica e a via-férrea, transpusesse esta ultima tomando de assalto o espaço até esse tempo ocupado por quintas.
Nas outras freguesias que hoje constituem o Município, sobretudo nas mais vetustas, Lavradio, Palhais e Coina, o crescimento deu-se de forma igual a partir de um núcleo populacional antigo, noutras o crescimento foi proporcional á necessidade habitacional recente, pelo que são esparsos os exemplares de Património Edificado Civil, os quais sempre que existam virão a ser incluídos nesta rubrica do Património Barreiro como marcos da sua História.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s