Comemorações do Centenário da Revolução Republicana

 

Comemorações do Centenário da Revolução Republicana<br> APELO À POPULAÇÃO  DO BARREIRONo âmbito das Comemorações do Centenário da Revolução Republicana, a Câmara Municipal do Barreiro apela à colaboração de todos que possuam material referente a este período – fotografias, postais, documentos, etc. – para que o possam ceder a título temporário, para que seja possível realizar uma Exposição Comemorativa deste evento.

A CMB pede por isso a colaboração da população para que entre em contacto com os seus serviços através do Sector do Património e Museus 21 214 87 60 ou por e-mail: spm.cmb@gmail.com

Os diferentes materiais podem ser entregues no Auditório Municipal Augusto Cabrita, Av. Escola de Fuzileiros Navais, 2830 – 150 Barreiro, de 3ªa 6ªfeira, das 9h00 – 13h00, 14h00 – 19h00, 20h00-22h00, fins-de-semana 14h00- 19h00 e das 20h00-22h00. Encerra à 2ªfeira.

Refira-se que desde cedo que os ideais republicanos encontraram fervorosos adeptos na vila do Barreiro, principalmente junto da população operária do Concelho, o que justifica a fundação do Centro Escolar Republicano Dr. Estêvão de Vasconcelos, em 1908 nas antigas instalações dos Paços do Concelho na Praça de Santa Cruz, ou o 3º Centro fundado sob a égide de Ladislau Batalha, contribuiria para o aumento de filiações no Partido Republicano.

No dia 4 de Outubro de 1910, na véspera de ser proclamada a República nos Paços do Concelho em Lisboa, um grupo de republicanos do Barreiro que teria conhecimento do programa nacional e em particular o de Lisboa, anuncia a criação da Junta Revolucionária, a qual promove, desde logo, o hastear da bandeira republicana nos Paços do Concelho, são esses ilustres barreirenses: José Tavares Veloso (Comerciante), Joaquim Lopes Ferreira (Comerciante), José Luís da Costa (farmacêutico), Caetano Francisco da Silva (Ferroviário), José Bento Esteves (empregado de escritório), Ricardo Rosa y Alberty (professor primário) e João dos Santos Pimenta (Empregado de escritório CFSS).

Esta entrada foi publicada em Exposições, Uncategorized com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s