O Espaço Memória

As Reservas Museológicas Visitáveis, constituem um espaço de História e Memória aberto ao público desde 18 de Maio de 2001, reunindo em si mesmas um valioso conjunto de património móvel, desempenhando provisoriamente as atribuições do futuro Museu Municipal.
Têm como áreas de trabalho a Investigação Histórica, a realização de Exposições temáticas, o Inventário do Património Móvel propriedade da autarquia, a sua Conservação e Restauro.

Estão orientadas em torno de uma exposição de carácter permanente, colocada no piso inferior, elaborada de acordo com a cronologia e onde se abordam os aspectos mais importantes do passado e da identidade barreirense, onde o fio da História se desenrola desde o sitio Neolítico da Ponta da Passadeira até aos tempos da CUF.

 

Dos conteúdos da exposição permanente, desenvolvem-se periodicamente exposições temporárias, as quais permitem dar a conhecer de forma mais aprofundada todos os aspectos envolventes de cada um dos tópicos.

  Ainda no piso inferior há oportunidade para ver acervos legados por gente da terra.  

Outras Exposições temporárias também têm aqui lugar, abordando eventos que marcaram o passado barreirense ou nacional, ou actividades que há muito deixaram de existir mas que já fizeram parte do dia a dia. 

 

No piso superior encontram-se o laboratório de conservação e restauro, e as reservas propriamente ditas onde se guardam todos os artefactos e restante espólio que não se encontra patente ao público.

  

 

 

Horário: 2ªf das 14h30 às 17h00; 3ªf a 6ªf das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.