Mata da Machada

Um Forno Cerâmico

Na Mata Nacional da Machada, freguesia de Palhais, realizou-se em 1981 a primeira intervenção arqueológica no Concelho do Barreiro dirigida cientificamente por Cláudio Torres.

No ano anterior um Santoantoniense alertou para a existência na Mata de vestígios que indiciavam um centro produtor oleiro.

As escavações que se estenderam a uma área com cerca de 1000 m2 puseram a descoberto um forno cerâmico dos sécs. XV/XVI, «(…) cujas paredes se levantam ainda a um metro e meio da grelha, um espaço aproximadamente quadrangular, com os suportes longitudinais mais poderosos e com uma leve curvatura de arranque, sugerindo uma cobertura em abóbada de berço. A porta de acesso a este espaço abre-se a NW. A câmara de enfornamento rondaria os 20 m3.» Cláudio Torres, s.d..

Beneficiando da proximidade com o rio Coina, permitindo assim um escoamento rápido das produções, e de recursos naturais, como a argila e lenha, a olaria da Mata da Machada produziu utensílios de uso doméstico e de carácter industrial.

Das produções referentes ao quotidiano doméstico foram exumadas, entre outras as seguintes tipologias de cerâmica vidrada e por vidrar: malgas, pratos, candeias, tigelas, copos, escudelas e talhas. A par destas foram produzidas peças de uso “industrial” como: pesos de rede, telhas; formas de biscoito, para o Complexo de Vale de Zebro e formas de pão de açúcar, destinadas à exportação para os engenhos açucareiros insulares.

2 respostas a Mata da Machada

  1. Maria de Jesus Mestre Carolino diz:

    Eu fiz parte da equipa de estudantes que estavam na ocupação de tempos livres na camara municipal do barreiro em 1981,e que participaram dessa escavaçao arqueologica. Inclusive tambem fui ajudante na cozinha do guarda florestal onde faziamos as refeições enquanto acampamos na mata da machada. Foi uma boa experiencia.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s